Rosileine Regina Mariano Moreira
RA 912212317
ENTREVISTA
Como eu percebi meu corpo na escola quando criança ou adolescente.
Eu tive uma mudança muito brusca de criança para a adolescência, onde meu corpo passou por uma grande mudança, quando criança eu era muito ativa, fazia vários esportes ao mesmo tempo, dos meus 04 aos 11 anos , quando comecei a trabalhar aos 11 anos eu parei de fazer exercícios e meu corpo parou de entender o que eu comia com a faltas de exercício, com isso com os passar dos anos eu cheguei a pesar 110k sendo preciso fazer a cirurgia para a redução de estomago para voltar ao meu peso e corpo normal.
ANTES
Como eu vejo a minha relação com o corpo hoje.
Hoje estou muito bem com meu corpo novamente, não só pela estética, mas pela minha saúde, pois acredito que tudo que seja extremo deve estar fora do equilíbrio. Uma pessoa magra de mais não deve ser saudável como sabemos no caso de uma pessoa obesa.
4 anos depois
O que eu aprendi na disciplina de Linguagem Corporal.
Que em todo momento das nossas vidas estamos em movimento e usando e fazendo a linguagem com corpo, desde quando somos bebes, pois passamos por movimentos o tempo todo, desde hora que acordamos e vamos dormir, quando somos crianças ate a idade adulta. Um simples espreguiçar você já esta fazendo movimentos corporais, porem sempre passa despercebido, pois esta no nosso dia a dia.
Como foi meu desempenho nas atividades práticas.
Depois que aprendi analisar e entender que a todo o momento estou em movimento com meu corpo, percebo que estou desenvolvendo bem as minhas atividades corporais.
Como eu vejo a importância da Linguagem Corporal na escola.
Por conta do desenvolvimento motor da criança e ate sua constante aprendizagem eu vejo uma extrema importância da linguagem corporal na escola, porem acredito que essa atividade seja iniciada desde do primeiro ano do Pré .
Bianca Cardoso
RA 912207667
ENTREVISTA
Como eu percebi meu corpo na escola quando criança ou adolescente.
Desde de criança sempre fui gordinha, e na escola sentia vergonha de participar das atividades da aula de educação física, pois era sempre motivo de piada para alguns coleguinhas que sempre falavam: olha a gordinha correndo, e davam risadas. Mas quando estava na quarta série, veio a primeira mudança, fiquei mocinha e meu corpo se desenvolveu muito rápido. Dei uma esticada, meus seios cresceram, alias, meu corpo todo mudo. Quando fui para o ensino médio essa vergonha com o corpo passou um pouco, mas, eu ainda estava fora do padrão para ser uma menina magra. Participava das aulas de educação física mas ainda não sentia-me confortável, mas como sempre gostei de dançar, eu estava sempre envolvida na festas da escola. Quando tinha 16 anos comecei a fazer academia para emagrecer, e em um ano emagreci dez quilos.
Como eu vejo a minha relação com o corpo hoje.
Hoje tenho paixão pela atividade física e tenho em mente que será para toda minha vida, não só pela estética, mas também por saúde. Pois sinto-me muito bem quando vou á academia, é como se fosse uma terapia, além de fazer bem para corpo e á saúde, também faz bem para alma.
O que eu aprendi na disciplina de Linguagem Corporal.
Aprendi que estamos todo tempo em movimento, a parti do momento que levantamos da cama para escovar os dentes, até um simples gesto de um tchau.
Como eu vejo a importância da Linguagem Corporal na escola.
Hoje vejo que a Linguagem Corporal na escola e muito importante para o desenvolvimento motor da criança, pois o processo dinâmico nas séries iniciais, tem como objetivo principal apresentar possibilidades que a mesma tem a oferecer ao processo de ensino-aprendizagem.
Elisângela Penha
RA 912207415
ENTREVISTA
Como eu percebi meu corpo na escola quando criança ou adolescente.
Meu corpo desenvolveu-se rapidamente, em relação a proporções de medidas e peso. Na escola nunca tive problema no aspecto de exclusão ou até mesmo bulling.
Era tímida, então comecei a desenvolver potenciais artísticos, no teatro e na dança.
Como eu vejo a minha relação com o corpo hoje.
Minha relação hoje com meu corpo é boa, ainda tendo ganhado uns quilos, consigo dançar que é uma das minhas paixões. Pra ser feliz e se sentir bem não há limites.
O que eu aprendi na disciplina de Linguagem Corporal.
Aprendi que meu corpo fala de inúmeras formas, e que para haja uma sintonia, preciso conhecer meu corpo, meus limites. Estou em constante movimento.
Como foi meu desempenho nas atividades práticas.
Houve duas atividades práticas na aula, onde desenvolvi e explorei outros conhecimentos e pude também colocar minha criatividade em prática, foi muito legal.
Como eu vejo a importância da Linguagem Corporal na escola.
Não tem como escapar, como disse, estamos a todo tempo em movimento. E na escola a importância que a linguagem corporal traz é o do entendimento sobre seu próprio corpo e a diversidade que existe. Sincronização. Treinamento.
Nayara Kelly P dos Santos
RA 912207670
ENTREVISTA
Como eu percebi meu corpo na escola quando criança ou adolescente.
No tempo de escola eu era gordinha e tímida, mais nunca fui motivo de chacota pelos meu colegas. Com a convivência com os colegas de clase fui perdendo a timidez. Nas aulas de Ed. Física eu fazia alongamentos e jogava ( vôlei e queimada),onde me ajudava muito em perder e manter um peso ideal para meu corpo.
Sempre fui criada na igreja, pois tenho pais evangélicos, na igreja existe um grupo de coreografia, um grupo de dança, uma forma de arte, onde se tem movimentos corporais. Desde os meus 6 anos que faço parte desse grupo, onde aprendo novos movimentos e assim dando movimento ao meu corpo.
Como eu vejo minha relação com o corpo hoje
Desde pequena tive problemas em relação ao peso, na adolescência isso já foi melhorando conforme fui crescendo, não cresci muito pois tenho 1,60, mas acho que hoje com 20 anos posso dizer que estou em um peso relugar para minha altura. Fazer parte desse grupo de coreografia desde pequena me ajudou muito tanto nos movimentos corporais como manter um equilíbrio do meu peso.Com isso me sinto bem em relação ao meu corpo, hoje tento fazer uma alimentação saudável, com mais frutas, líquidos e caminhadas para movimentar o corpo,isso me proporciona melhor qualidade de vida,mantendo minha saúde e meu corpo bem.
O que aprendi na disciplina da linguagem corporal
Aprendi que tudo que fazemos em relação ao corpo é uma linguagem, nossas expressões, nossos movimentos, tudo isso é uma forma de linguagem.
Como foi meu desempenho nas atividades práticas
Meu desempenho foi muito bom, pois depois que aprendi sobre a corporeidade tive mais vontade de continuar a fazer o que eu já vinha fazendo no grupo de coreografia, sempre realizando movimentos com o meu corpo.
Como eu vejo a importância da linguagem corporal na escola
A linguagem corporal é importante na fase escolar,pois tudo o que fazemos na sala, como alguma atividade exige um movimento do corpo.
Na sala de aula utilizamos muito os conceitos psicomotores,por exemplo a coordenação motora, lateralidade(saber direita e esquerda) organização temporal (sequencia numérica,antes durante e após) entre outros, então é muito importante a linguagem corporal em um ambiente escolar.
Laila Cristine Miranda de Sousa RA 912208073
ENTREVISTA
Como eu percebi meu corpo na escola quando criança ou adolescente.
Eu percebi a mudança no meu corpo quando eu tinha 11 anos e estava na 5ª série do ensino médio, porque era a mais alta da minha turma e sempre fui muito magra, enquanto minhas amigas estavam “criando corpo”, ou seja, se desenvolvendo eu só crescia!! Essa faze da minha vida foi meio traumatizante, pois passei por problemas em casa, com relação aos meus pais, e sofria muito com apelidos, piadinhas e brincadeiras sem graça. Com meus 15, 16 anos meu corpo começou a se desenvolver e hoje estou muito feliz com ele.
Como eu vejo a minha relação com o corpo hoje
Hoje eu estou muito satisfeita com meu corpo, tenho uma boa saúde física, vou à academia quando posso, procuro manter uma alimentação saudável, pois acho muito importante cuidar do corpo, da aparência, pois isso faz bem a autoestima.
O que eu aprendi na disciplina de Linguagem Corporal
Aprendi que linguagem corporal é importante, pois é a forma do nosso corpo se comunicar através dos gestos, posturas, expressões corporais e faciais que também falam de uma maneira não verbal. Como por exemplo, um aceno com a cabeça pra dizer um “oi”.
Como foi meu desempenho nas atividades práticas
Tive um bom desempenho nas atividades praticas, pois a partir do momento que você aprende um pouco sobre a linguagem corporal você começa a compreender melhor, e tudo fica mais fácil.
Como eu vejo a importância da Linguagem Corporal na escola
É muito importante o uso da linguagem corporal na escola, os professores estão mais atentos aos seus alunos porque através de seus gestos, pode se perceber que há algo de errado com a criança, e também permite descobrir a individualidade de cada uma delas.
Bruna Balduino Pereira
RA 912207669
ENTREVISTA
Como eu percebi meu corpo na escola quando criança ou adolescente.
Na minha infância sempre fui gordinha, às vezes as pessoas achava que eu estava grávida sempre me perguntava nossa você estar grávida sofria muito com isso ou ate mesmo as pessoas colocava apelido baleia entre outros nomes, eu me sentia muito mal com isso pelo o fato das pessoas zoar, com o tempo eu comecei a perceber que estava na hora de emagrecer e fui fazendo isso na minha adolescência.
Como eu vejo a minha relação com o corpo hoje
Hoje eu vejo como e importante emagrecer ter a sua estética ta sendo um processo complicado, pois parei de fazer academia e de tomar o remédio com isso eu voltei a engorda tudo de novo isso não foi bom.
O que eu aprendi na disciplina de Linguagem Corporal
Eu aprendi com a matéria de linguagem corporal o desenvolvimento das nossas coordenação motora, e as habilidades que temos que desenvolver com o nosso corpo,uma forma de brincar com o nosso corpo e ate mesmo se expressar
Como foi meu desempenho nas atividades práticas
Eu comecei a perceber e entender que todos os meus movimentos ajuda a desenvolver as minhas atividades corporais
Como eu vejo a importância da Linguagem Corporal na escola.
É importante para a criança desenvolver as suas habilidades e as suas coordenações motoras, isso começa em casa e com o tempo ela começa a aprender na pré-escola.