Diário de Viviane Muniz Fernandes
Caracterizo minha infância como tradicional, não tinha acesso a tecnologias, vídeo games computadores não faziam parte de minha vida. Então minhas brincadeiras eram pular corda, amarelinha,roda-roda,jogar peteca e o que mais gostava era subir nas arvores e fazer delas minha casa. No período escolar, na fase do ensino fundamental, o que na época era chamado de 1°grau, foi uma fase ótima, adorava estudar, porem em educação física não tive tanta sorte, pois o professor foi o mesmo todas as series e ele deixava sempre a aula livre, não tive acesso a aprender esportes a não ser como brincadeira. Nas festas da escola, nunca participei, pois minha mãe era testemunha de Jeová e a participação não era permitido, o que de fato não concordava e não concordo. Então concluo que meu desenvolvimento como atividade corporal, tanto em casa como na escola, foi representada em minhas brincadeiras, a qual amava e amo recordar.
Diário de Maria Isabel Marinho de Souza
1 – Como eu percebi meu corpo na escola quando criança ou adolescente.
Acredito que passei a perceber meu corpo na escola quando comecei a fase da adolescência durante os treinos de educação física onde se torna visível às habilidades e dificuldades para alguns jogos esportivos.
2 – Como eu vejo a minha relação com o corpo hoje.
Sou uma pessoa bem resolvida com meu corpo, gosto dele exatamente do jeito que é, e não fico procurando defeitos ou algo que precisa melhorar, não gosto de tatuagens nem de piercing, pois gosto de tudo o mais natural possível.
3 – O que eu aprendi na disciplina de linguagem corporal.
Aprendi sobre as agressões do corpo, sobre as habilidades que algumas pessoas têm para certas atividades e também a forma como podemos adquiri-las com esforço e dedicação e como trabalhar com os alunos a coordenação motora.
4 – Como foi meu desempenho nas atividades praticas.
Sempre me dediquei e procurei exercer todas as atividades da melhor forma possível.
5 – Como eu vejo a importância da linguagem corporal na escola
Entendo que a linguagem corporal é muito importante na escola tanto para os professores quanto para os alunos. Os professores podem usar os conhecimentos da linguagem corporal para saber quem está triste, feliz ou se existe algum problema sério dentro ou fora da escola com seus alunos, podemos usar a linguagem corporal com os alunos para que conheçam melhor seu corpo, saibam como trabalhar algumas dificuldades de aprendizagem através de atividades corporais, pois todos nós usamos a linguagem corporal para nos expressar para aprender e realizar atividades, entretanto não percebemos que nossos gestos e expressões faciais dizem muito mais do que queremos dizer verbalmente, é muito importante que os professores saibam decifrar esses sinais corporais, para entender e sabem como trabalhar o ensino e aprendizagem com cada um.
Diário Rebeca Vilas Boas Rocha
Eu sou o "menino" na foto, a manina de óculos é minha irmã mais velha |
O que mais me marcou esse ano com a disciplina de linguagem corporal é a divisão que acabamos fazendo naturalmente de “coisas de menino e de menina”, eu como disse, era uma menina moleque e minha mãe sempre brigava comigo por ficar andando no meio de um monte de menino, ela se preocupava com meu comportamento.
Durante as aulas pude desenvolver bem principalmente nas aulas praticas as informações passadas puderam deixar clara a importância de reconhecer o comportamento da criança na escola, o que atrai e darmos as opções para ela poder fazer diversas coisas independente se é de menino ou menina, pois não há mal em jogar bola ou em cozinhar.
1º - percebi o meu corpo na escola, quando era criança, através de brincadeiras, e na aula de Ed. Física. Desenvolvendo a minha capacidade física e habilidades motoras. Descobrindo o meu alcance pela realização de movimentos livres e criativos, e tendo uma evolução para vida social.
2º - Hoje, adulta tanto o corpo como os movimentos modificaram, em compensação o intelecto pensamento, sentimento e minhas ações, se aprimoraram. Portanto, não tenho nada que me incomoda referente as minhas condições físicas ou aparência, graças a minha evolução de vida.
3º - Aprendi com essa disciplina, que temos que ir em busca do desenvolvimento para nossa capacidade física, habilidades motoras, mentais e sentimentais, unindo o corpo e o espírito do ser humano.
4º - Meu desempenho no começo foi incômodo(vergonha) por ser uma atividade diferente das outras. Temos que interagir uns com outros nas práticas. Mas com o passar do tempo fui observado que era uma atividade divertida, mas me fez sentir bem e fui me aprimorando e evoluindo.
5º - A importância da linguagem corporal na escola se dá através do ensino, mas antes de tudo temos que observar se esse aprendizado terá influência positiva ou negativa. Podendo transmitir esse ensinos nas crianças por meio dessa expressão poderão sentir, conhecer, e expressar. Sendo uma base solida para a escola refletir e que permaneça na influencia social..
ESCRITO POR
Eliana Pereira da silva Mendonça RA 912211111
Maria Isabel Marinho de Souza RA 912213308
Viviane Muniz Fernandes RA 912200925
Rebeca Vilas Boas Rocha RA912208901
Nenhum comentário:
Postar um comentário