ARIANA
CRISTINA CORREIA 912210629
JÉSSICA
GRAZIELE DOS SANTOS 912210620
LUANA
MICHELE PIMENTA DA SILVA 912207289
MARIANE
NUNES DE MESQUITA 912201046
THAMARA
VELOSO ROCHA QUEIROZ 912210616
YARA
MIZOKAMI LEÃO SILVA 912209220
NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO - nov e dez/2012
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2012
Ler e Escrever/Bolsa Alfabetização é protagonista em evento na Fernão Dias de Osasco.
A
Faculdade Fernão Dias dedicou o dia 23 de outubro ao encontro “A
Formação de Professores e a Concepção do Projeto Ler e Escrever” para
alunos do curso de Pedagogia. A instituição está situada em
Osasco/Grande São Paulo e tem hoje quatorze alunos pesquisadores
(bolsistas do Bolsa Alfabetização) atuando nas escolas estaduais da
região.
Marisa Garcia (FDE), responsável por acompanhar o desenvolvimento do Programa nas instituições, esteve presente e explicou como a formação de professores está sistematizada nas Diretorias e nas escolas, no período de ATPC – Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo. Apresentou a concepção que embasa essa formação e o seu diferencial: promover não apenas a ampliação do conhecimento dos pressupostos teóricos sobre o ensino e a aprendizagem (leitura e escrita), implícitos no material didático do Programa, mas também, dos procedimentos metodológicos, fundamentais para a tarefa de todos os envolvidos na escola, incluindo aí, a figura tão importante do aluno pesquisador.
Marisa enfatizou o quanto o Programa contribui na formação inicial, e como ele consegue mudar o olhar de quem ensina, que passa a focar o aluno e sua aprendizagem.
Também não deixou de falar da investigação didática, realizada por alunos pesquisadores nas classes onde atuam. Ressaltou que o objetivo básico da investigação é a formação de bons professores – os da Rede e os futuros docentes, que são os próprios alunos pesquisadores.
Frisou ainda que a construção de boas intervenções didáticas, em conjunto com o professor regente, favorece o avanço dos alunos nas diferentes práticas de leitura e escrita.
O encontro desenrolou-se em duas horas e meia de rica aprendizagem, numa atmosfera de interesse e descontração, e possibilitou aos graduandos de Pedagogia adicionar no currículo acadêmico mais esta valiosa experiência.
Marisa Garcia (FDE), responsável por acompanhar o desenvolvimento do Programa nas instituições, esteve presente e explicou como a formação de professores está sistematizada nas Diretorias e nas escolas, no período de ATPC – Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo. Apresentou a concepção que embasa essa formação e o seu diferencial: promover não apenas a ampliação do conhecimento dos pressupostos teóricos sobre o ensino e a aprendizagem (leitura e escrita), implícitos no material didático do Programa, mas também, dos procedimentos metodológicos, fundamentais para a tarefa de todos os envolvidos na escola, incluindo aí, a figura tão importante do aluno pesquisador.
Marisa enfatizou o quanto o Programa contribui na formação inicial, e como ele consegue mudar o olhar de quem ensina, que passa a focar o aluno e sua aprendizagem.
Também não deixou de falar da investigação didática, realizada por alunos pesquisadores nas classes onde atuam. Ressaltou que o objetivo básico da investigação é a formação de bons professores – os da Rede e os futuros docentes, que são os próprios alunos pesquisadores.
Frisou ainda que a construção de boas intervenções didáticas, em conjunto com o professor regente, favorece o avanço dos alunos nas diferentes práticas de leitura e escrita.
O encontro desenrolou-se em duas horas e meia de rica aprendizagem, numa atmosfera de interesse e descontração, e possibilitou aos graduandos de Pedagogia adicionar no currículo acadêmico mais esta valiosa experiência.
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Secretaria do Estado de São Paulo
O programa Educação — Compromisso de São Paulo, anunciado pelo
governador Geraldo Alckmin em 15 de outubro de 2011, norteia as ações da
Secretaria voltadas à melhoria da Educação do Estado de São Paulo.
Entre seus objetivos principais, estão a valorização da carreira do magistério, buscando torná-la uma das mais procuradas pelos jovens. Além da valorização da carreira de professor, o programa tem como visão de futuro a Educação de São Paulo figurar entre as mais avançadas do mundo até 2030, com base nos dados mais recentes divulgados pelo Pisa, sigla em inglês para o Programa Internacional de Avaliação de Alunos.
O exame, que considera a média dos estudantes em língua portuguesa, matemática e ciências, é realizado desde 2000 e repetido a cada três anos. Na última edição, em 2009, o Brasil ficou na 55ª posição, de um total de 65 do ranking. Considerando apenas a média entre português e matemática, o Estado de São Paulo ocuparia o 53º lugar, com base em uma estimativa da proficiência média no Pisa a partir dos resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica, do MEC).
PONTO DE PARTIDA
O programa não teria sido possível sem os investimentos expressivos realizados em gestões anteriores. O Estado pode agora dar esse passo graças à conquista de importantes desafios, como a universalização do Ensino Fundamental, o combate à evasão, a grande ampliação da oferta do Ensino Médio (que passou de 545 mil matrículas em 1985 para 1,512 milhão em 2010), a implementação de um novo currículo (com os programas Ler e Escrever e São Paulo Faz Escola), o desenvolvimento de materiais de apoio a professores e alunos, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), a implantação da progressão por mérito e do bônus por desempenho e a criação da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores.
MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Um dos pontos principais do programa é a mobilização da sociedade em prol da educação. A primeira iniciativa para alavancar esse envolvimento foi a mobilização e a participação de 185 mil pais de alunos em 1.934 escolas de todo o Estado, no dia 6 de novembro de 2011. Os familiares estiveram nas escolas que possuem o programa Escola da Família e contribuíram com 95 mil sugestões que já estão sendo utilizadas como subsídio para o programa.
“Convocamos a todos para esse compromisso coletivo, pois o engajamento da sociedade é essencial para atingirmos o nível de excelência desejado na rede de ensino estadual”, afirmou o secretário Herman Voorwald.
AÇÕES EM ANDAMENTO
• Política Salarial
• Plano de Carreira
• Ampliação do Quadro de Servidores
• Reestruração da Secretaria da Educação
• Ensino Médio Técnico
• Escolas Prioritárias
• Ensino Integral
Conheça os colaboradores e parceiros do programa
PRÓXIMAS INICIATIVAS
• Avaliação da Aprendizagem em Processo
• Ampliação do Programa Ler e Escrever
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A partir 2013, os cargos integrantes do Quadro de Apoio Escolar (QAE), como Agente de Organização Escolar, Agente de Serviços Escolares e Secretário de Escola poderão participar do Concurso de Promoção específico para a classe, conforme Decreto 58.648, publicado no Diário Oficial de hoje, 4 de dezembro.
Confira o documento na íntegra.
O processo estava previsto na lei complementar 1144 e acontecerá a cada dois anos, após a publicação de edital que regulamentará a ação.
Para participar, o servidor deverá respeitar alguns requisitos, como ter no mínimo cinco anos de efetivo exercício, possuir certificado de Ensino Médio para o cargo de Agente de Serviços Escolares e diploma de graduação para Agente de Organização Escolar e Secretário de Escola.
Baseado no nível em que o profissional se encontra, funcionários que possuem o cargo de Agente de Serviços terão um aumento salarial de 20% e os que exercem tarefas de Agente de Organização Escolar e Secretário de Escola terão acréscimo de 35%, conforme as tabelas de vencimentos publicadas na Lei Complementar (LC) 1144.
Entre seus objetivos principais, estão a valorização da carreira do magistério, buscando torná-la uma das mais procuradas pelos jovens. Além da valorização da carreira de professor, o programa tem como visão de futuro a Educação de São Paulo figurar entre as mais avançadas do mundo até 2030, com base nos dados mais recentes divulgados pelo Pisa, sigla em inglês para o Programa Internacional de Avaliação de Alunos.
O exame, que considera a média dos estudantes em língua portuguesa, matemática e ciências, é realizado desde 2000 e repetido a cada três anos. Na última edição, em 2009, o Brasil ficou na 55ª posição, de um total de 65 do ranking. Considerando apenas a média entre português e matemática, o Estado de São Paulo ocuparia o 53º lugar, com base em uma estimativa da proficiência média no Pisa a partir dos resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica, do MEC).
PONTO DE PARTIDA
O programa não teria sido possível sem os investimentos expressivos realizados em gestões anteriores. O Estado pode agora dar esse passo graças à conquista de importantes desafios, como a universalização do Ensino Fundamental, o combate à evasão, a grande ampliação da oferta do Ensino Médio (que passou de 545 mil matrículas em 1985 para 1,512 milhão em 2010), a implementação de um novo currículo (com os programas Ler e Escrever e São Paulo Faz Escola), o desenvolvimento de materiais de apoio a professores e alunos, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), a implantação da progressão por mérito e do bônus por desempenho e a criação da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores.
MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Um dos pontos principais do programa é a mobilização da sociedade em prol da educação. A primeira iniciativa para alavancar esse envolvimento foi a mobilização e a participação de 185 mil pais de alunos em 1.934 escolas de todo o Estado, no dia 6 de novembro de 2011. Os familiares estiveram nas escolas que possuem o programa Escola da Família e contribuíram com 95 mil sugestões que já estão sendo utilizadas como subsídio para o programa.
“Convocamos a todos para esse compromisso coletivo, pois o engajamento da sociedade é essencial para atingirmos o nível de excelência desejado na rede de ensino estadual”, afirmou o secretário Herman Voorwald.
AÇÕES EM ANDAMENTO
• Política Salarial
• Plano de Carreira
• Ampliação do Quadro de Servidores
• Reestruração da Secretaria da Educação
• Ensino Médio Técnico
• Escolas Prioritárias
• Ensino Integral
Conheça os colaboradores e parceiros do programa
PRÓXIMAS INICIATIVAS
• Avaliação da Aprendizagem em Processo
• Ampliação do Programa Ler e Escrever
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Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Decreto regulamenta Concurso de Promoção para Quadro de Apoio Escolar (Clique para acessar o site)
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2012
A partir 2013, os cargos integrantes do Quadro de Apoio Escolar (QAE), como Agente de Organização Escolar, Agente de Serviços Escolares e Secretário de Escola poderão participar do Concurso de Promoção específico para a classe, conforme Decreto 58.648, publicado no Diário Oficial de hoje, 4 de dezembro.
Confira o documento na íntegra.
O processo estava previsto na lei complementar 1144 e acontecerá a cada dois anos, após a publicação de edital que regulamentará a ação.
Para participar, o servidor deverá respeitar alguns requisitos, como ter no mínimo cinco anos de efetivo exercício, possuir certificado de Ensino Médio para o cargo de Agente de Serviços Escolares e diploma de graduação para Agente de Organização Escolar e Secretário de Escola.
Baseado no nível em que o profissional se encontra, funcionários que possuem o cargo de Agente de Serviços terão um aumento salarial de 20% e os que exercem tarefas de Agente de Organização Escolar e Secretário de Escola terão acréscimo de 35%, conforme as tabelas de vencimentos publicadas na Lei Complementar (LC) 1144.
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