quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ATUALIDADES

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Aqui você terá informações de tudo o que esta rolando atualmente na

 área da Educação/Pedagogia são: reportagens, dicas, artigos.

Vamos lá?
Jovens defendem educação de qualidade nos países do Mercosul
Ensino público de amplo acesso seria a chave do desenvolvimento
Brasília - Jovens de países do Mercosul pedem educação de qualidade e defendem que só um ensino público e de amplo acesso é capaz de promover o desenvolvimento dos estados membros. Eles pedem também um modelo de educação único para os países da região e citam a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) como um exemplo positivo de integração. A discussão fez parte do diálogo especial sobre Juventude e Democracia que marcou nesta quarta-feira (5) o fim das reuniões dos grupos da Cúpula Social do Mercosul.

Uma das iniciativas é a Unila, criada pela Lei nº 12.189/2010, vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. A universidade tem o objetivo de ser um centro de integração latino-americano no desenvolvimento regional, de intercâmbio cultural, científico e educacional do Mercosul.


Leia mais sobre esse assunto em 
http://oglobo.globo.com/educacao/jovens-defendem-educacao-de-qualidade-nos-paises-do-mercosul-6947268




Cresce número de alunos de EAD no país; cursos livres são maioria

Aumentou o número de alunos que aderiram ao sistema de ensino a distância (EAD) no Brasil, o grupo soma mais de 3,5 milhões de estudantes. Os dados são do Censo EAD.BR 2011, divulgado no 18° Congresso Internacional de Educação a Distância, que vai até o dia 26 em São Luís (Maranhão).
A maioria dos cursos ministrados a distância (56%) são livres, não precisam de autorização do MEC (Ministério da Educação) para funcionarem. São cursos de atualização ou aperfeiçoamento pessoal ou de aprimoramento profissional. Neles estavam matriculados, em 2011, 2,7 milhões de estudantes (77,2%).
Nos livres, as áreas de conhecimento mais procuradas são Administração e Gestão, Educação e Ciências da Computação.
Entre os 3.971 cursos autorizados pelo MEC, a maior parte dos matriculados estão no ensino superior (75%). A pós-graduação responde por 17,5% dos estudantes - inclusos aí mestrados, MBA e outros lato-sensu.
O restante dos matriculados, 7,5%, estão divididos entre cursos de ensino fundamental, médio e técnico.
Estudantes da Ciência Sem Fronteiras vão receber valor da bolsa em cartão de crédito.
Por ter acontecido alguns atrasos nos pagamentos do valor da bolsa  dos alunos que participam do projeto “Ciência sem fronteiras”, o Ministro da educação,Aloizio Mercadante diz que governo irá depositar o valor em cartão de crédito a partir de dezembro, para não ocorrer mais atrasos.
O que é “Ciência sem Fronteiras”?
É um programa que o Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC que criou, possibilitando bolsas para estudante de graduação e pós –graduação fazerem intercâmbio em outros países.
Querendo saber mais desse sobre esse programa “Ciência sem fronteiras” acesse :  http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/o-programa
A mais importante tecnologia educativa em 200 anos
Por Antonio Regalado- The New York Times News Service/Syndicate
Qual foi a maior inovação na educação?
Não se preocupe se der um branco. É esperado. A pergunta é uma artimanha de Anant Agarwal, cientista da computação indicado este ano para dirigir a edX, iniciativa de US$ 60 milhões envolvendo o MIT e Harvard cujo objetivo é fornecer formação superior na internet, gratuita e disponível a todos os interessados. Seu argumento: é raro observar grandes avanços tecnológicos na maneira pela qual as pessoas aprendem.
Confira a integra a reportagem:
Primeira lição da escola:
deixar os pronomes pessoais de lado.
Estocolmo – Em uma pré-escola de cor ocre em uma rua na cidade velha de Estocolmo, as professoras evitam pronomes como "ele" e "ela", e preferem chamar seus 115 alunos simplesmente de "colegas". Referências masculinas e femininas são um tabu, geralmente substituídas pelo pronome "hen", uma palavra artificial sem gênero que a maioria dos suecos evita, mas que é popular em alguns círculos gays ou feministas.
"O importante é que as crianças, independentemente do sexo, tenham as mesmas oportunidades; é uma questão de liberdade", afirmou Lotta Edholm, a vice-prefeita responsável pelas escolas.
Para ajudar nas notas, médicos dão remédio para quem não tem déficit de atenção
Por Alan Schwarz- The New York Times News Service/Syndicate
A medicação estimula a concentração e o controle de impulso em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Embora TDAH seja o diagnóstico invocado por Anderson, ele considera o transtorno uma 'invenção' e 'uma desculpa' para prescrever o remédio para tratar o que considera ser a verdadeira doença da criança: baixo desempenho acadêmico em escolas inadequadas.

Destinar royalties à educação é: 

 ‘investir no  futuro’, diz Dilma. 

    Segundo o jornal ESTADÃO, a presidente Dilma Rousseff vetou a mudança na forma de dividir os royalties* de petróleo recolhidos nos campos onde já existe a exploração, e confirmou que o dinheiro que for obtido com a compensação em novas áreas terá de ser aplicada a educação. "O maior investimento que o Brasil vai fazer no presente e no futuro de todos os seus filhos". Disse a Presidente.
    * Royalty é uma compensação financeira paga pelas produtoras de petróleo e gás natural ao governo pela exploração desses recursos em território nacional.


O NOVO CONCEITO DE EDUCAÇÃO

POR LEONARDO ANDREOLI
Hoje as crianças já nascem dominando aparelhos telefônicos, computadores e games como adultos experientes. A facilidade e o domínio dos pequenos com essas ferramentas fizeram com que muitas empresas e escolas repensassem a maneira de transmitir o conteúdo, de educar.

Por mieo do universo digital todos conseguem se comunicar e integrar uma rede universal capaz de quebrar fronteiras e abranger diversas culturas. E é em consequência desta capacidade de expandir horizontes que muitos estudantes estão aprendendo em escolas de todo mundo, não só por meio do tradicional quadro negro, mas também pelas facilidades da tela de computador.
Reforma Ortográfica
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, no dia 29 de setembro, o decreto que estabelece o cronograma para a vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O evento aconteceu no Rio de Janeiro, em cerimônia na Academia Brasileira de Letras, durante sessão solene de celebração dos cem anos de morte de Machado de Assis.
O acordo entrou em vigor em janeiro de 2009, mas as duas normas ortográficas --a atual e a prevista no acordo-- poderão ser usadas e aceitas como corretas nos exames escolares, vestibulares, concursos públicos e demais meios escritos até dezembro de 2012.

A reforma ortográfica prevê mudanças na língua portuguesa, como o fim do trema, a supressão de consoantes mudas, novas regras para o emprego do hífen, inclusão das letras w, k e y ao idioma, além de novas regras de acentuação.

A medida,
segundo o MEC (Ministério da Educação), deve facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países e ampliar a divulgação do idioma e da literatura em língua portuguesa.






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